top of page
  • orlandofmelo

Quais as deformidades mais comuns nos pés e tornozelos?


Existem várias deformidades comuns que podem afetar os pés e tornozelos as quais devem ser analisadas por um ortopedista especializado na área para um diagnóstico mais preciso e tratamento adequado.

Essas são algumas das deformidades mais frequentemente observadas:

1. Joanete (Hálux Valgo): o joanete é uma deformidade que apresenta uma aparente protuberância óssea pelo desvio progressivo na articulação metatarsofalangeana do dedo maior do pé. Isso pode resultar em dor, desconforto e dificuldade para utilização de calçados fechados.

2. Dedo em martelo: esta deformidade ocorre quando um ou mais dos dedos dos pés se curvam em forma de martelo com a articulação interfalangeana proximal flexionada, muitas vezes devido à contratura dos tendões.

3. Dedo em garra: semelhante ao martelo dos dedos, um dedo em garra é caracterizado por uma curva anormal das articulações dos dedos. Nessa deformidade as articulações entre as falanges média e distal ficam flexionadas, enquanto a articulação da base do dedo permanece reta. Essa deformidade faz com que os dedos assumam uma forma semelhante a garras.

4. Pé plano: é uma condição em que o arco longitudinal da planta do pé desaparece ou se torna significativamente reduzido, o que pode levar a dor e desconforto nos pés e tornozelos.

5. Pé cavo: o pé cavo é o oposto do pé plano, é uma condição em que o arco longitudinal do pé é mais alto do que o considerado normal. Nesse tipo de pé, a região do calcanhar e a parte da frente do pé (região dos metatarsos) são mais proeminentes, formando uma curvatura acentuada na planta do pé. Isso também pode causar dor e dificuldade ao caminhar.

6. Haglund: é uma condição em que ocorre uma saliência óssea na parte de trás do calcanhar. Essa saliência pode levar a desconforto, dor e irritação, principalmente ao usar calçados.

7. Esporão de calcâneo: o esporão de calcâneo é uma protuberância óssea na parte inferior do osso do calcanhar, podendo estar associado à fascite plantar. A abordagem de tratamento dependerá da natureza e gravidade da deformidade, bem como das necessidades individuais do paciente. Caso você suspeita de uma deformidade nos pés ou tornozelos, é aconselhável procurar um ortopedista para avaliação e orientação adequadas.

3 visualizações0 comentário

Komentar


bottom of page