Entorse de Tornozelo: saiba tudo sobre essa lesão
- Tharso Takeda
- 7 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2023

Muitos pacientes procuram os serviços de urgência e emergência após algum episódio de entorse do tornozelo. A avaliação inicial é de extrema importância para descartar a existência de alguma fratura no tornozelo ou no pé, mas também para realizar os cuidados iniciais.
Os sintomas mais comuns de uma entorse de tornozelo incluem dor imediata, inchaço,
hematoma (manchas roxas), dificuldade para caminhar ou colocar peso no tornozelo afetado e sensibilidade ao toque. Em casos mais graves, pode ocorrer instabilidade no tornozelo, dificultando a mobilidade.
As entorses de tornozelo podem ser classificadas em diferentes graus, dependendo da gravidade da lesão:
1. Grau I: é uma entorse leve, em que os ligamentos são esticados, mas não rompidos. Os
sintomas incluem dor leve, inchaço e sensibilidade no tornozelo.
2. Grau II: é uma entorse moderada, em que ocorre um estiramento excessivo ou um rompimento parcial dos ligamentos. Os sintomas incluem dor intensa, inchaço, hematoma e dificuldade para
caminhar.
3. Grau III: é uma entorse grave, em que os ligamentos são completamente rompidos. Isso resulta em dor intensa, inchaço significativo, hematoma pronunciado e instabilidade no tornozelo.
O tratamento inicial para uma entorse de tornozelo geralmente envolve:
1. Descanso e proteção: é importante evitar colocar peso no tornozelo afetado e utilizar algum dispositivos para imobilizar e proteger o tornozelo.
2. Gelo: aplicar gelo no tornozelo ajuda a reduzir o inchaço e aliviar a dor. É recomendado fazer isso por 15 a 20 minutos, várias vezes ao dia.
3. Compressão: envolva o tornozelo com uma bandagem elástica para ajudar a reduzir o inchaço e fornecer suporte.
4. Elevação: mantenha o tornozelo elevado para ajudar a reduzir o edema (inchaço).
5. Medicamentos: o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos no quadro inicial ajudam a regredir os sintomas e trazem mais conforto para o paciente.
É sempre importante procurar um profissional de saúde da área de ortopedia que tenha
experiência com as lesões do pé e tornozelo para uma reavaliação e diagnóstico adequados em consultório após os cuidados iniciais realizados na urgência. Essa reavaliação é fundamental para que você tenha um tratamento adequado e uma reabilitação completa, prevenindo um quadro de instabilidade crônica da articulação do tornozelo.